Conjugação português: conjugar um verbo português, verbos irregulares portugueses | Conjugação verbo português

X
Conjugar

Conjugação de verbos em português

A maior parte dos verbos portugueses terminam numa das três terminações seguintes: - er, - ar ou -ir, e seguem as regras de conjugação específicas de cada grupo de verbos. Para conjugar um verbo regular em português deve adicionar à raiz do verbo terminações diferentes consoante a pessoa, o modo e o tempo verbal. Também existem verbos irregulares em português, como “dar”, “fazer”, “ir”, que modificam até a sua raiz durante a conjugação.

Para conjugar um verbo português, insira o seu infinitivo (p. ex. “querer”, “achar”) ou forma conjugada, como “acho”, “esteve” ou “querido”. O Conjugador Português também reconhece formas reflexivas como “ver-se”.

As tabelas de conjugação portuguesas baseiam-se em vários modelos. Pode clicar na secção correspondente para saber mais.

O conjugador permite-lhe conjugar qualquer verbo, desde que corresponda ao um modelo de conjugação existente. Podem ser verbos imaginários, podem conter erros ortográficos ou podem ser verbos modernos que ainda não foram incluídos nas nossas tabelas de conjugação, como “googlar”, “linkar” ou “escanear”

Os falantes nativos do Brasil e de Portugal aplicam regras de conjugação ligeiramente diferentes, o que pode apresentar desafios para estudantes. Utilize os recursos abaixo para saber mais sobre a conjugação de verbos em Portugal vs. Brasil e outras particularidades dos verbos portugueses.

Tradução, conjugação, verificação ortográfica, com um clique

Adicione ao seu navegador

Também pode conjugar verbos em inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo, hebraico com o Conjugador Reverso. Aprender as regras de conjugação e consultar a lista de Modelos de conjugação. Traduzir verbos em contexto ou encontrar a sua definição.

Publicidade
Texto copiado
Publicidade